GENIUS lei: 2 trilhões de moeda estável para salvar a dívida americana?

Este relatório analisa como os Estados Unidos utilizam moeda estável para absorver conteúdos relacionados à dívida pública, para sua referência.

Em horário da costa leste dos EUA, no dia 8 de maio de 2025, o Secretário do Tesouro dos EUA, Bescent, ao testemunhar perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, afirmou que as criptomoedas são uma importante fonte de inovação que impulsiona o uso do dólar em todo o mundo. Ele destacou que os ativos digitais podem ter uma demanda de cerca de 2 trilhões de dólares para os títulos do Tesouro dos EUA, sendo essa demanda proveniente principalmente das moedas estáveis.

De acordo com a análise do Departamento do Tesouro dos EUA e de várias agências, a demanda por moedas estáveis em relação aos títulos do Tesouro dos EUA está a crescer rapidamente, mas será que conseguirá absorver uma escala de até 2 trilhões de dólares em títulos do Tesouro e se tornar uma tábua de salvação nas vendas de títulos do Tesouro? É necessário fazer uma avaliação abrangente considerando políticas, tendências de mercado e potenciais desafios.

Um. A escala da demanda atual por moedas estáveis em relação à dívida pública dos EUA

A demanda atual por moeda estável em relação aos títulos da dívida pública dos EUA já alcançou centenas de bilhões de dólares. Até o final de março de 2025, a Tether detinha quase 120 bilhões de dólares em títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo, enquanto a Circle possuía mais de 22 bilhões de dólares em títulos.

A capitalização total de mercado das moedas estáveis é de aproximadamente 2300 milhões de dólares (dados de 2025). Se considerado a proporção atual de reservas (cerca de 60%-80% em títulos da dívida dos EUA), a demanda por títulos da dívida dos EUA seria de cerca de 138 bilhões a 184 bilhões de dólares, representando 0,38%-0,51% do total do mercado de títulos da dívida dos EUA (cerca de 36 trilhões de dólares).

Anteriormente, a Morgan Stanley previu que, até o final de 2024, cerca de 114 mil milhões de dólares em títulos do governo dos EUA seriam utilizados como reservas para moedas estáveis. À medida que o mercado de moedas estáveis continua a expandir e a legislação relacionada avança, a demanda futura por títulos do governo dos EUA por parte das moedas estáveis deverá crescer ainda mais. O Secretário do Tesouro dos EUA, Becerra, afirmou que, nos próximos anos, a demanda por títulos do governo dos EUA no campo dos ativos digitais pode aumentar exponencialmente, com um potencial que pode atingir os 2 biliões de dólares, sendo que a maior parte dessa demanda vem das moedas estáveis.

Dois, a importância estratégica da moeda estável em relação ao dólar

A maioria das moedas estáveis está atrelada a uma taxa de câmbio fixa com o dólar, como USDT, USDC, entre outras. O aumento da demanda por títulos do Tesouro dos EUA por parte das moedas estáveis significa que os emissores de moedas estáveis precisam manter mais ativos em dólares como reservas, o que torna o uso do dólar em pagamentos e liquidações internacionais mais amplo. Isso aumentou a demanda do mercado internacional por títulos do Tesouro dos EUA, elevando o reconhecimento e a atratividade dos mesmos no mercado, além de aumentar ainda mais a proporção de ativos em dólares na alocação de ativos globais, reforçando a posição central do dólar no mercado financeiro internacional.

A demanda por moeda estável em relação aos títulos do Tesouro dos EUA impulsionou o fluxo de capital global para os mercados financeiros dos EUA, proporcionando suporte financeiro ao déficit fiscal e ao desenvolvimento econômico dos Estados Unidos. Isso possibilitou que os EUA levantassem fundos a um custo mais baixo, mantendo seus enormes gastos militares, programas de bem-estar social e infraestrutura, o que fortaleceu ainda mais a hegemonia econômica e militar dos EUA, consolidando indiretamente a hegemonia do dólar.

A crescente demanda por moeda estável em relação aos títulos do Tesouro americano impulsiona a inovação e o desenvolvimento contínuos do mercado financeiro dos EUA, aumentando a profundidade e a amplitude do seu mercado financeiro. Por exemplo, promoveu o desenvolvimento do mercado de derivativos relacionado aos títulos do Tesouro americano, atraindo mais instituições financeiras internacionais para participar nas transações do mercado financeiro dos EUA, aumentando a influência do mercado financeiro americano no mundo e, assim, consolidando a posição central do dólar no sistema financeiro internacional.

Três, Fatores que impulsionam o crescimento da demanda por moeda estável em relação à dívida pública dos EUA

Promoção de Legislação Relacionada: O "STABLE Act 2025" e o "GENIUS Act 2025", atualmente em consideração pelo Congresso dos EUA, exigem que as moedas estáveis sejam totalmente garantidas por ativos de alta qualidade, como títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo. Se a legislação for aprovada, a indústria de moedas estáveis será forçada a aumentar suas participações em títulos do Tesouro, o que pode resultar em uma nova demanda de 400 bilhões de dólares por ano.

A maioria das moedas estáveis é apoiada por reservas de 1:1 em dinheiro e ativos de alta liquidez (principalmente títulos do Tesouro de curto prazo). Os emissários de moedas estáveis obtêm receita de spread ao manter ativos de reserva, como títulos do Tesouro, um modelo de negócios que incentiva os emissores a expandir continuamente a emissão de moedas estáveis, aumentando assim a demanda por títulos do Tesouro.

À medida que a circulação de moedas estáveis e a demanda global continuam a aumentar, para manter a estabilidade do valor das moedas estáveis, os emissores precisam manter mais títulos do Tesouro dos EUA como ativos de reserva. O Standard Chartered prevê que, até 2028, o valor total de mercado das moedas estáveis pode aumentar dos atuais 230 mil milhões de dólares para 2 trilhões de dólares; se seguidas as regras atuais de reserva, a demanda correspondente por títulos do Tesouro dos EUA será de 1,2 a 1,6 trilhões de dólares, perto do objetivo de 2 trilhões.

Com o desenvolvimento da indústria de ativos digitais como um todo, a tecnologia blockchain continua a inovar, e a integração de stablecoins e outros produtos financeiros baseados em blockchain com os mercados de dólares e títulos do Tesouro dos EUA está se aprofundando, atraindo mais investidores e fundos para o campo de ativos digitais, o que indiretamente estimula a demanda por stablecoins para títulos dos EUA. O mercado de títulos on-chain tokenizado dos EUA cresceu significativamente de US$ 769 milhões em 2024 para US$ 3,4 bilhões em 2025. Se o ecossistema DeFi continuar a convergir, poderá expandir ainda mais a demanda por liquidez do Tesouro dos EUA.

Quatro, a moeda estável não altera a lógica de crédito dos títulos do Tesouro dos EUA

Em resumo, a demanda por moeda estável em relação aos títulos do Tesouro dos EUA tem um potencial de crescimento significativo, mas para digerir 2 trilhões de dólares, devem ser atendidas as seguintes condições: primeiro, a aprovação e a rigorosa aplicação dos requisitos de reserva por meio da legislação relevante para promover a conformidade da indústria; segundo, a taxa de adoção da moeda estável em pagamentos transfronteiriços e DeFi deve continuar a aumentar; terceiro, deve haver uma expansão em escala durante o período de desaceleração na emissão de títulos do Tesouro dos EUA ou durante a transição na estrutura de demanda.

Mas, na prática, enfrenta desafios. A dívida pública dos EUA é de cerca de 36 trilhões de dólares, mesmo que a demanda por moeda estável atinja 2 trilhões, a proporção ainda é apenas de 5,5%, o que não é suficiente para resolver completamente o problema do desequilíbrio entre oferta e demanda da dívida pública americana. Os compradores tradicionais de dívida pública americana continuam a reduzir suas participações, enquanto a demanda por moeda estável precisa compensar essa lacuna. Atualmente, a velocidade de absorção da moeda estável pela dívida pública americana (cerca de 100 bilhões de dólares por ano) ainda é inferior ao volume líquido de emissão da dívida pública americana (26,7 trilhões de dólares em 2024).

As propostas de legislação enfrentam divisões entre os partidos, com alguns legisladores preocupados com a proteção insuficiente dos investidores, o que pode levar a atrasos na legislação ou ajustes nos termos, afetando o processo de conformidade das moedas estáveis. Se a legislação proposta acima for adiada ou não puder ser aprovada devido a divisões políticas ou outras razões, os emissores de moedas estáveis carecerão de requisitos legais obrigatórios para investir em títulos do Tesouro dos EUA, o que pode afetar a expectativa de crescimento da demanda por títulos do Tesouro dos EUA.

Além disso, existem diferenças nas políticas regulatórias sobre moedas estáveis e ativos digitais em diferentes países, o que pode levar a limitações nas operações dos emissoras de moedas estáveis em todo o mundo, afetando sua expansão de negócios e a demanda por títulos do Tesouro dos EUA. Por exemplo, alguns países podem ter uma atitude cautelosa em relação às moedas estáveis, restringindo seu uso e emissão em seu território, o que reduz o tamanho do mercado global de moedas estáveis, diminuindo indiretamente a demanda por títulos do Tesouro dos EUA.

O mercado de moedas estáveis está se tornando cada vez mais competitivo, com novos projetos de moedas estáveis surgindo constantemente, e a participação no mercado pode se dispersar. Alguns pequenos emissores de moedas estáveis podem não ter a capacidade financeira para investir em títulos do Tesouro dos EUA como os grandes emissores. Ao mesmo tempo, para se destacar na competição, os emissores podem adotar algumas estratégias inovadoras de alocação de ativos para reduzir a dependência dos títulos do Tesouro dos EUA. Além disso, se surgirem outros ativos de baixo risco e alta liquidez mais atraentes, os emissores de moedas estáveis podem mover parte dos fundos dos títulos do Tesouro dos EUA para esses ativos alternativos. Alguns ativos digitais emergentes ou ativos financeiros tradicionais podem exibir um melhor valor de investimento em determinados ambientes de mercado, desviando assim a demanda das moedas estáveis pelos títulos do Tesouro dos EUA.

Em resumo, no curto prazo, as moedas estáveis podem se tornar compradores importantes no mercado de títulos do Tesouro dos EUA, mas a longo prazo, seu papel é mais provável de ser um alívio temporário em vez de uma solução completa para o desajuste entre oferta e demanda dos títulos do Tesouro. Na verdade, a absorção de títulos do Tesouro por moedas estáveis depende do próprio crédito dos títulos; se as políticas e o mercado trabalharem em conjunto, a meta de 2 trilhões pode ser parcialmente alcançada, mas não mudará a lógica de crédito dos títulos do Tesouro. Depositar as esperanças do mercado de títulos do Tesouro nas moedas estáveis é irrealista.

Ver original
O conteúdo é apenas para referência, não uma solicitação ou oferta. Nenhum aconselhamento fiscal, de investimento ou jurídico é fornecido. Consulte a isenção de responsabilidade para obter mais informações sobre riscos.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate.io
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)