Como a FIS está respondendo à onda das moedas estáveis

O gigante da tecnologia bancária Fiserv subiu rapidamente no trem das moedas estáveis, anunciando planos para emitir sua própria moeda antes que a Lei Genius que a possibilita fosse assinada. Enquanto a rival FIS ainda não foi tão longe, também está apostando que milhares de bancos vão querer aproveitar as moedas estáveis.

"As moedas estáveis estão tendo seu momento de destaque agora, e isso é uma coisa boa" Himal Makwana, chefe global de estratégia corporativa da FIS, disse ao American Banker. A FIS se associou à Circle para permitir que os bancos transacionem em USDC, a moeda estável da Circle, parte de uma estratégia multifacetada para apoiar as moedas estáveis enquanto possibilita a interoperabilidade entre ativos digitais e moedas e tipos de pagamento tradicionais.

"Sentimos que o melhor caso de uso e benefício neste momento para as moedas estáveis é no 'enviar e receber'," disse Makwana. "Temos ACH, transferências, FedNow e RTP, então por que não fornecer outro meio que eles possam aceder através da nossa plataforma existente,"

Circulando moedas estáveis

Os bancos podem usar FIS e Circle para fazer pagamentos de moeda estável domésticos e globais em USDC. A colaboração da FIS com a Circle segue o lançamento em maio da FIS do seu Hub de Movimento de Dinheiro, que permite que as empresas financeiras se conectem a várias redes de pagamentos cobrindo diferentes tipos de pagamento.

A FIS combinou seus pagamentos em tempo real e detecção de fraudes com a tecnologia blockchain da Circle. Os bancos podem usar isso para adotar ativos digitais como moedas estáveis e outras criptomoedas. Essas instituições também podem usar a tecnologia para apoiar suas próprias moedas estáveis e a interoperabilidade com outros ativos digitais. A FIS, que passou os últimos dois anos se reorientando para a tecnologia bancária, após desinvestir uma grande participação na Worldpay em 2023, está permitindo que os bancos suportem múltiplos tipos de ativos digitais e de pagamento, de acordo com Makwana.

"Com milhares de bancos em todo o mundo, tudo o que fazemos tem que ser escalável," disse Makwana. "Portanto, se um banco quiser que emitamos uma moeda estável, teríamos que garantir que ela tenha usabilidade, escalabilidade e reutilização."

O concorrente mais direto da FIS, a Fiserv, anunciou recentemente planos para lançar uma plataforma de ativos digitais, incluindo uma moeda estável, FIUSD, que fará parte do menu de serviços bancários e de pagamentos da Fiserv até o final de 2025. A Fiserv planeja disponibilizar o FIUSD através de sua tecnologia de pagamento existente sem custo adicional. O FIUSD utilizará a infraestrutura de moeda estável da Paxos e da Circle, e tornará a moeda estável disponível na blockchain Solana.

Leia mais sobre moedas estáveis. (Moeda estável | American Banker)

"O anúncio da FIUSD da Fiserv está em uma extremidade do espectro," disse James Wester, um diretor de pesquisa na Javelin Strategy & Research, ao American Banker. "É um modelo de moeda estável mais verticalmente integrado e proprietário."

A história continua. A FIS, através da sua parceria com a Circle, está do outro lado, utilizando um emissor existente e aproveitando o seu Money Movement Hub como uma camada de distribuição e orquestração, disse Wester.

"Essa é uma distinção significativa, porque se concentra em permitir o acesso em conformidade a uma moeda estável amplamente utilizada como o USDC, em vez de emitir uma diretamente," disse Wester.

FIS não está pronta para emitir sua própria moeda, pelo menos ainda não. "Muitos outros disseram algo [sobre emissão]. Nossa posição é que vamos avaliar se é o momento certo para emitirmos nossa própria moeda," disse Madwana. "Não estamos convencidos do caso de negócios para sair logo do Gate, mas estamos continuamente avaliando nossas opções."

Mais tecnologia de moeda estável

A corrida para vender tecnologia de moeda estável também está atraindo vendedores de tecnologia financeira de fora da banca tradicional.

Por exemplo, a Alchemy, uma empresa de tecnologia blockchain, lançou recentemente o Cortex, um sistema projetado para escalar a liquidação de transações em tempo real para moedas estáveis e outros ativos digitais. Os usuários da Alchemy incluem Circle, PayPal, Paxos e Anchorage.

"Os grandes bancos veem todo o tipo de possibilidades nas moedas estáveis, e com razão. O que cria uma pressão de cima para baixo sobre os bancos regionais, e um medo de ficar para trás para os bancos menores." Gareth Lodge, um analista sênior da Celent, disse ao American Banker. "Muitos bancos pensam que precisam tê-las, por isso cria uma grande oportunidade para a FIS e outros atenderem a essa necessidade."

À medida que a banca se deslocou de agências físicas para plataformas digitais, as moedas estáveis começam a perturbar os trilhos de pagamento "tradicionais", de acordo com Guillaume Poncin, diretor de tecnologia da Alchemy.

"A corrida para construir uma infraestrutura de moeda estável fiável e escalável é crítica porque o futuro das finanças exige sistemas que possam lidar com volumes de transações massivos e em tempo real sem atrasos," disse Poncin ao American Banker em um e-mail. "Os principais players como Circle, PayPal, Stripe e JPMorganChase já estão integrando a infraestrutura de moeda estável, proporcionando acesso mais rápido à liquidez em todo o mundo. Essa mudança não se trata apenas de tecnologia, mas de atender às exigências de clientes institucionais e consumidores que desejam acesso financeiro global em tempo real."

A adoção ainda dependerá, em última análise, da demanda dos clientes, da maturidade dos casos de uso e de uma compreensão mais profunda de como construir e lançar produtos habilitados para moeda estável, disse Wester. "Ainda há muito trabalho de educação a ser feito antes que isso aconteça. Mas a direção é clara: as moedas estáveis estão passando de 'esperar para ver' para 'vamos em frente.'"

Enquanto dezenas de bancos, empresas de tecnologia e retalhistas consideram as suas próprias moedas estáveis, Makwana está menos preocupado com uma bolha do que com a coesão.

"Sempre há o perigo de haver demasiados tipos de pagamentos, mas a interoperabilidade deles é o desafio," disse Makwana. Se os 20 maiores bancos e comerciantes emitissem todos as suas próprias moedas estáveis, a questão seria quão fácil é "sair" ou "entrar" nas diferentes moedas, disse Makwana. "Se a resposta for 'sim, é fácil,' então pode haver quantas quiser."

Ver comentários

FIS8.43%
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)